sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Construção do Instituto da Educação
(Tijuca - 1929)

Registro da construção do prédio da Escola 
Normal, que mais tarde passou a se chamar IERJ - Instituto da Educação do Rio de Janeiro.

Foram vários os nomes dados à escola, mas a tradição de formar professores de qualidade sempre foi mantida. Em 1880, o Instituto foi fundado como Escola Normal - Escola Normal da Corte, Escola Normal do Distrito Federal -, nome que permaneceu até 1932, quando passou a ser chamado de Instituto de Educação - Instituto de Educação da Guanabara e, depois da fusão em 1975, Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Em 1997, o Instituto começa a fazer parte da Secretaria de Ciência e Tecnologia e passa a se chamar Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

Segundo a professora e historiadora Heloísa Meirelles, a construção tem uma história muito peculiar: "ele foi construído para ser uma escola, pois a Escola Normal nunca tinha tido um lugar fixo desde 1880 - funcionou primeiro no Colégio Pedro II, depois no Colégio Pedro Varela e mais tarde no Colégio Rivadávila Corrêa". À medida que essas escolas precisavam de vagas pediam que a Escola Normal se retirasse de seus prédios.
Até que o prefeito Prado Júnior abriu licitação para a construção de um prédio para a Escola Normal. A construção foi baseada nas indicações de Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Sampaio Dória, que movimentavam o cenário educacional da década de 1930.

Ao fundo, note-se a grande quantidade de árvores que havia no local e,mais à esquerda, a igreja de santa Teresinha do Menino Jesus.

Fonte: Augusto Malta (Foto) | Mara Lúcia Martins e Marcello Ferreira(texto)

Um comentário: